Powered By Blogger

domingo, 28 de junho de 2009

Rede Manchete




Capítulo importante em nossa história da tv,a Rede Manchete de Televisão completaria 26 anos,se estivesse no ar.A emissora foi ao ar, pela primeira vez, no dia 5 de junho de 1983. Idealizada pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch, a Manchete estreou prometendo inovação na TV brasileira, mas terminou em 1999, afundada em dívidas.
O nome veio da revista semanal Manchete,carro-chefe da Bloch Editores, publicada desde 1952. Para começar suas transmissões, a Rede Manchete teve um investimento inicial na casa dos US$ 50 milhões, considerado alto para a época.A Rede Machete entrou no ar pontualmente às 19h, com um discurso de Adolpho Bloch no cenário do jornalismo da emissora. Em seguida, foi ao ar uma moderna vinheta que permaneceu no ar durante os 16 anos de vida da emissora: um “M” estilizado sobrevoava cidades brasileiras e aterrisava, no final, no prédio da emissora, no Rio de Janeiro.
A Rede Machete ficou conhecida por seu jornalismo, recheado de figurões como Carlos Chagas, Newton Carlos, Villas-Boas Corrêa e João Saldanha. No começo, o Jornal Da Manchete chegou a ficar no ar por três horas.Outra marca da emissora foram as novelas e minisséries com apelo sensual e erótico. Marquesa De Santos (1984), Dona Beija (1986), Corpo Santo (1987), Kananga Do Japão (1989), Pantanal (1990), A História de Ana Raio E Zé Trovão (1991) e Xica Da Silva (1996) ficarão para sempre na história por desnudar atrizes como Maitê Proença, Cristiana Oliveira, Luciene Adami, Ingra Liberato e Taís Araújo.
A Manchete também lançou no mercado estrelas como as apresentadoras infatis Xuxa e Angélica, além de iniciar a febre das séries japonesas entre a garotada, com a exibição de Jaspion, Changeman, Cavaleiros Do Zodíaco e Sailor Moon.A crise que levou ao fim da emissora começou em 1991. Endividada após o alto investimento na novela Amazônia, que foi uma grande fracasso, a Manchete foi vendida em 1992. Atrasos nos salários fizeram Adolpho Bloch retomar a emissora no ano seguinte, mas a falência era um caminho sem volta.
Com a morte de seu criador em 1995 e o fracasso da novela Brida(1998), que esgotou os recursos da emissora e saiu do ar antes do fim, a Manchete foi vendida em 1999 para o empresário Amilcare Dallevo Júnior, que criou a RedeTV! hoje no ar em seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário